terça-feira, 15 de setembro de 2015

Brincando com dado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. Existem também dados de duas faces (representados por moedas), três faces (igual a um dado clássico de seis lados, mas com apenas três números, sendo cada um repetido duas vezes), quatro faces (em formato piramidal), oito faces, dez faces, 12 faces, 20 faces, entre outros.[1]
Costuma-se usar uma barra aproximadamente cilíndrica com lados aplainados na construção dos dados, por exemplo, um dado de "cinco lados" teria lados de 72º.
A função do dado é gerar um resultado aleatório que fica restrito ao número de faces dele. Esse resultado, então, pode ser manipulado (caso seja um número) através de fórmulas caso o jogo exija. Por exemplo, um número entre 20 e 25 utilizando dados de seis lados exige a aplicação de uma fórmula matemática. Os dados são comumente utilizados emjogos de tabuleiro tradicionais e jogos de RPG.
Uma pequena curiosidade quanto aos dados clássicos (fabricados de forma correta), de seis lados: a soma dos lados opostos resulta no número sete. Ou seja, se de um lado temos o número um automaticamente teríamos o número seis do outro lado. Isso ocorre também com o dois casando com o cinco, e o três com o quatro. Isso se aplica também a qualquer outro dado, a soma de dois lados opostos sempre é igual ao número de faces mais um. Assim, um D20 somaria 21 nos lados opostos, um D12 somaria 13, e assim por diante.

 Dado feito de material reciclável tamanho 12x12

Os dados são uma grande ferramenta para o ensino-aprendizagem da matemática com eles podemos adaptar para vários jogos, transformando a aula em uma grande diversão com vários formas, levando a um só objetivo, aprender.
(Thamires Rocha)


feito com caixa de papelão

existe algumas maneiras para se fazer um dado podemos utilizar vários material, por exemplo, papel cartão, dupla face, cartolina, cartonado, folha de sulfite e o papelão.

Para se fazer um dado nessa folhas tem um molde simples e fácil ate mesmo para você professor ensinar aos alunos, alguns livro de matemática vem ate esse molde nas ultimas folhas do livro.

Já para fazer na caixa de papelão o ideal é você, medir e corta as bases como fez com esse acima.
depois com cola quente você unir as parte ate forma um cubo, forra (você pode fora da cor que você deseja, porem as bolinhas tem que realça, por exemplo: se forra de preto, coloque as bolinhas brancas) e com retalhas de papel colorido ou e.v.a fazer as bolinhas.


 Bases do dado
 medida 12x12

Segue abaixo o molde do dado para papel.
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6910

Esses molde segue para os outros tipos de papel mais flexível  que o papelão. moldes acima. 


outras maneiras que podemos utilizar o dado 






Nenhum comentário:

Postar um comentário